Laser

Laser

Laser vem da sigla em inglês que corresponde à expressão “Light Amplification by stimuletad Emission of Radiation”. Na prática, é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética contra determinado alvo na pele, que pode ser desde um pigmento, como por exemplo, a melanina (presente nas manchas de sol) ou até mesmo a água, que é o alvo no rejuvenescimento.

Sua aplicabilidade é vasta na dermatologia e pode ser usado nas seguintes condições clínicas:

Rejuvenescimento: muitas tecnologias podem ser empregadas para melhora das rugas e flacidez da pele. Cada técnica vai ser individualizada conforme for o grau de envelhecimento da pele de cada um. Lasers ablativos como CO2 são mais potentes, contudo precisam de um maior tempo de recuperação da pele. Já os lasers não ablativos, o indivíduo pode retornar as suas atividades laborativas imediatamente.

Lesões Vasculares: caracterizam-se por vasos dilatados na pele, que se manifestam desde uma vermelhidão na face e colo, até pequenos vasos chamados de teleangectasias.

Melanoses solares: são aquelas manchas escuras, arredondadas, localizadas geralmente em áreas expostas ao sol. Geralmente o seu clareamento responde bem a um grande número de tecnologias.

Estrias: podem ser utilizados lasers ablativos ou não ablativos. A técnica a ser utilizada vai depender da cor do indivíduo e da área afetada.

Pêlos: geralmente os pêlos escuros e grossos são os que melhor respondem ao tratamento a laser.

Pigmentos de tatuagem: os pigmentos escuros são os mais fáceis de serem removidos, diferente dos pigmentos laranja, vermelho e amarelo.

Alguns são extremamente desconfortáveis sendo necessária a sedação do paciente. Em outros casos podem ser bem suportáveis. Eventualmente acabam deixando cicatrizes ou até mesmo quelóides. Por isso é muito importante a avaliação criteriosa do dermatologista para indicar ou não o laser. Em alguns casos o laser é a melhor opção, porém em outros existem recursos tão eficazes quanto ele, e mais baratos. O número de aplicações necessária para o tratamento também é determinado pelo médico.

Stoppa & Gobbato Dermatologia

Av. Padre Anchieta, 1846

Edifício Biocentro - Sala 412

Curitiba - PR

Siga-nos

  • w-facebook

Agendamento de consultas:

Tel: (41) 3339-9675  

       (41) 99792-2424

Saiba mais

© 2015 Stoppa & Gobbato Dermatologia. Todos os direitos reservados.